relatorio fisica
“MICROMETRO”
(2º EXPERIÊNCIA)
Disciplina: Física I
Prof. Fred Gusmão
SUMÁRIO
OBJETIVO 3
INTRODUÇÃO 4
MATERIAL UTILIZADO 7
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 8
RESULTADOS 9
ANEXOS 10
CONCLUSÃO 11
OBJETIVO
Demonstrar a importância do micrometro e familiarização com o seu uso. Onde através de um experimento prático adquirimos a habilidade de manuseá-lo corretamente e analisar com exatidão nas medidas obtidas no experimento.
INTRODUÇÃO
O micrômetro um instrumento metrológico capaz de aferir com precisão as dimensões lineares de um objeto (tais como espessura, altura, largura, profundidade, diâmetro) com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro. Têm vasta aplicação na indústria mecânica e em diversos contextos de medição e ensaios não-destrutivos, medindo toda a espécie de objetos.
Os micrômetros foram os primeiros instrumentos que atenderam ao princípio de ERNEST ABBÉ. As máquinas de medir modernas operam com o mesmo princípio do micrômetro, ou seja, são construídas de forma a minimizar os erros de 1ª ordem e em alguns casos até de 2ª ordem.
O desenvolvimento dos micrômetros deslanchou o avanço tecnológico na fabricação de roscas e fusos de alta qualidade. Modernamente microprocessadores estão sendo integrados à estrutura dos micrômetros, os quais executam, além da medição de forma versátil, uma série de cálculos estatísticos.
Origem e função do micrômetro
Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, entretanto, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado