Relatorio Fisica
A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).
Princípio de Arquimedes
“Todo corpo total ou parcialmente imerso em um fluido recebe deste um empuxo vertical dirigido para cima, de módulo igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo.” Foi o filósofo, matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego Arquimedes (287a.C. - 212a.C.) quem descobriu como calcular o empuxo. Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo.
Assim: E= Pfd=mfd. g
E=df.Vfd.g
Onde: E é empuxo (N); df é a densidade do fluido (kg/m³); V é o volume do fluido deslocado (m³); g é a aceleração da gravidade (m/s²).
Objetivo do experimento no laboratório: Identificar o empuxo como a aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num líquido.
Materiais Utilizados:
- Cilindro metálico com gancho (aproximadamente 2 cm de diâmetro e 6 cm de comprimento)
- Base e suporte para vareta;
- Copo com bico (1000 ml);
- Macaco hidráulico de laboratório (SE-9374);
- Régua;
- Corda;
- Dinamômetro;
- Água;
- Papel Milimetrado;
Procedimento Experimental Montamos o dinamômetro em uma vareta horizontal com o gancho para baixo. Logo medimos o diâmetro do cilindro metálico, que é de 2cm, e calculamos a área da seção transversal A, onde a área é dada por A=πR²;
Cálculo da Área do Cilindro:
A=πR² => A=π(11,15)² => A= 0,39m Colocamos o béquer