relatorio fisica
Bernard Ribeiro
Breno Polez
Danielly Bravin Drielly Sarcinelli
Jeanderson Lirio
Ligia Tonoli
Raquel Folha
RELATÓRIO DE FÍSICA
EXPERIMENTAL
SERRA
2012
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
O experimento tem como objetivo calcular a velocidade com que a esfera é lançada de duas formas. Utilizando o Princípio da Conservação de Energia e os conhecimentos sobre Lançamento de projétil.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
O princípio da conservação de energia estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante.
Um modo informal de enunciar esse Princípio é dizer que energia não pode ser criada nem destruída: a energia pode apenas transformar-se.
Existem várias divisões de energia, cada uma com seu conceito específico, como energia potencial, energia cinética, energia térmica e energia nuclear. Os dois tipos de energia que foram abordados durante os procedimentos experimentais, foram Energia potencial gravitacional e Energia cinética.
ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL
Energia potencial gravitacional () é a forma de energia que se encontra em um determinado sistema e que pode ser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho.
Onde: : massa : aceleração da gravidade : altura
ENERGIA CINÉTICA
A variação de energia cinética () é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para modificar a sua velocidade.
Onde: : massa : velocidade
LANÇAMENTO DE PROJÉTIL
O estudo de lançamento de projetil é uma análise dos movimentos nos eixos horizontal e vertical. A partir disto podemos calcular a velocidade e o alcance de um objeto lançado. Para a experiência será utilizado apenas o alcance máximo de um projétil, pode ser calculado através da fórmula:
Onde: : alcance máximo de um projétil
: velocidade de lançamento : ângulo de lançamento : aceleração da gravidade
PROCEDIMENTO