relatorio fisica experimental queda livre
CAMPUS DE JI-PARANÁ
DEPARTAMENTO DE FÍSICA DE JI-PARANÁ
Prof. Dr João Batista Diniz
Acadêmicos: Daiane Franklis José Pedro Pedro
Relatório Motor elétrico simples
Ji-Paraná/RO 27 de Agosto de 2013
Acadêmicos: Daiane Franklis José Pedro Pedro
Relatório Motor elétrico simples
Ji-Paraná/RO 27 de Agosto de 2013
Introdução
Este trabalho tem como demonstrar a experiência do físico e químico dinamarquês Hans Christian Ørsted, na qual ele percebeu que associada a um corrente elétrica existe um campo de indução magnética. O que nos motivou a realizar esse trabalho, foi a possibilidade de ter um meio alternativo para que assim, o aluno possa sair da teoria, e ver também na pratica o conteúdo.
Objetivos O presente trabalho tem por objetivos, criar um motor elétrico simples, para que Hans Christian Ørsted assim possa se verificar a experiência do físico dinamarquês.
Teoria Na antiguidade não se distinguiam bem os fenômenos elétricos dos fenômenos magnéticos, pois não se suspeitava que pudesse haver qualquer relação entre eles.
Foi no início do século XIX (em 1820) que o físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) descobriu, através de um experimento que realizou, Experiência de Oersted, que um fio retilíneo conduzindo corrente elétrica gera ao seu redor um campo de indução magnética.
O funcionamento dos motores elétricos está baseado nos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais, condutores situados num campo magnético e atravessados por corrente elétrica, sofrem a ação de uma força mecânica, força essa chamada de torque.
O motor elétrico funciona basicamente como uma