Relatorio fisica aceleraçao
FACULDADE CENECISTA DE RIO DAS OSTRAS
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FÍSICA I
Movimento uniformemente variado
Turma:
Diego Codeço
Matheus Stadler
Marcel Jorge
Pyter Yahata
Outubro – 2015
Introdução
A aceleração de uma partícula é a razão segundo a qual a sua velocidade varia com o tempo. Ela nos dá informações de como a velocidade está aumentando ou diminuindo à medida que o corpo se movimenta.
Quando a aceleração é constante, podemos usar a definição de aceleração média que é a própria aceleração constante neste caso presente:
Objetivo Caracterizar o movimento retilíneo uniformemente variado.
Material utilizado
- 01 plano inclinado com ajuste angular regulável, escala de 0 a 45 graus, com divisão de um grau, indicador da inclinação; sistema de elevação continuo por fuso milimétrico; sapatas niveladoras amortecedoras; rampa principal metálica com trilhos secundários paralelos tipo bordas finas, ranhura central, esferas laterais, escala na lateral do trilho secundário; trilhos principais removíveis e paralelos.
- 01 esfera;
- 01 cronômetro de pulso.
Esquema experimental
Procedimentos experimentais
Foi utilizado um plano inclinado, onde o mesmo foi inclinado a um ângulo de aproximadamente 2°, colocamos a esfera no ponto inicial x0 e deixamos rolar soltando o cronometro até chegar no primeiro ponto de 400mm, aonde foi marcado um tempo. Repetindo o experimento nos outros três pontos de 300mm,200mm e 100mm onde obtivemos marcas diferentes para cada posição. Em seguida, calculamos a velocidade média para cada intervalo, a aceleração em cada instante e velocidade gerando gráficos.
Resultado e discussão
Deslocamento em cada intervalo de tempo:
Velocidade média em cada intervalo de tempo:
Vm1: 0,1 = 0,0602 m/s = 6,02 x10-2 m/s 1,66
Vm2: 0,2 = 0,0888 m/s = 8,88 x10-2 m/s 2,25
Vm3: 0,3 =