Relatorio Final
Matheus Pereira (031142076@unifacs.edu.br);
Peterson de Santana (031142095@unifacs.edu.br);
Rogério Santana (031142057@unifacs.edu.br);
Sandro Cerbino (031142065@unifacs.edu.br);
Tarcísio Magalhães (031142071@unifacs.edu.br).
Orientador: Ronaldo Costa Santos
Resumo
Esse experimento consiste no estudo das funções químicas ácidos, bases, que possuem propriedades periódicas, tais como coloração e dissociação iônica, e posteriormente o estudo de elementos químicos polares e apolares, que são propriedades resultantes da geometria molecular dos átomos, em ambos os experimentos os resultados podem ser analisados através da observação por coloração e heterogeneidade, respectivamente.
Introdução
As propriedades periódicas são as características de cada elemento da tabela periódica e essas características vão se variando de acordo com o número atômico de cada elemento. As principais propriedades são eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, afinidade eletrônica, potencial de ionização, densidade atômica, volume atômico, temperatura de fusão e temperatura de ebulição. Tais características acabam influenciando no momento das ligações químicas podendo ou não permitir que as mesmas ocorram.
A eletronegatividade é a força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação, essa propriedade tem relação com o tamanho do raio atômico, pois quanto menor for o raio atômico mais atração os prótons vão ter sobre os elétrons, enquanto a propriedade de eletropositividade é justamente ao contrário, ou seja, é a força de repulsão sobre um elétron. Os elementos eletropositivos possuem a característica de "dar" elétrons, enquanto os eletronegativos de "roubar" elétrons, e quando um átomo consegue tirar um elétron de outro átomo (no estado gasoso) temos a propriedade conhecida como afinidade eletrônica.
Essas são as principais informações para a realização do experimento a seguir.
Fluxogramas
Parte I - Propriedades redutoras dos metais
a) Sódio