relatorio final de analise do comportamento
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Profª.: Andréia Barreto
Relatório de Visitasi
Identificação dos alunos:
Nomes:
Fernanda Porto de Souza
Heliton lopes
Ingrid
Leonardo Eustáquio Assunção
Letícia Christine Stafleu Pereira
Data: 12/09/2013
Local: CMT - Centro Mineiro de Toxicomania – Rua Alameda Ezequiel Dias, 365 - Santa Efigênia
Profissional de referência: Gustavo Cetlin. Psicólogo e atualmente também assume a Coordenação do Núcleo de Pesquisa do CMT.
Informações relevantes do local: (primeiras impressões)
Fomos recebidos pontualmente pelo psicólogo Gustavo que nos forneceu informações importantes para nossa pesquisa e um ponto de vista melhor e sem preconceitos sobre essas pessoas que sofrem com a toxicomania.
1. Redução de Danos (RD) e o Centro Mineiro de Toxicomania (CMT)
A Redução de danos é a política do ministério da saúde para usuários de álcool e drogas. De acordo com Zuccaro (2009) as ações de redução de danos constituem em um conjunto de ações preventivas e terapêuticas, de saúde pública, voltadas para minimizar as possíveis conseqüências adversas do uso de drogas, o conceito parte do princípio que muitas pessoas não conseguem ou não desejam interromper o consumo. Desta forma entende-se que essa política fundamenta-se na autonomia, na liberdade de escolha e nos princípios de cidadania e direitos humanos, no trabalho de redução de danos, a abstinência às drogas pode vir a ser um dos objetivos a ser alcançado, mas não pode ser o único objetivo pretendido nem o primeiro a ser esperado.
O CMT da rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) foi inaugurado em 1983, sendo o primeiro serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) especializado no atendimento a usuários de drogas, álcool e outras substâncias psicoativas no país. Em apenas quatro anos de funcionamento, em 1987, o Centro foi reconhecido pelo