Relatorio Extinção
Segundo Maria Amélia e Gerson Yukio (2002, p.119) o exercício de extinção é uma forma de romper a relação entre o reforço e a resposta, é uma oposição ao exercício de reforçamento, dessa forma o resultado também se torna diferente, tendo menor incidência no responder fazendo com que assim ocorra uma extinção na resposta de pressionar a barra.
Segundo Gomide (1988, p.68) nesse exercício se observará qual o comportamento emitido pelo sujeito após a suspensão do reforço que lhe foi ensinado nos exercícios anteriores. A partir da extinção operante será observada a frequência de respostas do sujeito experimental ao ser retirado o seu reforçador; o exercício de extinção só será concluído quando a frequência de respostas do sujeito voltar às condições de nível operante, entretanto nesse primeiro exercício de extinção isso não ocorrerá, pois se trata de um processo mais longo.
Objetivo
O objetivo dessa sessão experimental é observar o que acontece quando a resposta de pressão à barra deixa de produzir a gota d’água.
Procedimento
No laboratório foi ligada a caixa experimental na fonte, colocada a água na cuba e toalhas de papel sobre a mesa onde ocorreu o experimento para que a gaiola fosse colocada em cima destes, o botão vermelho da caixa de controle foi pressionado tanto no manual quanto no automático para a verificação do funcionamento do equipamento. Consecutivamente foi observado se o nível da água era suficiente para cobrir o bebedouro e verificado se a chave da caixa estava na posição correta. Em seguida para poder ser iniciado o exercício, foi preparado à folha de registro e o cronômetro da caixa, o sujeito foi buscado no biotério, o mesmo estava com privação de água de 48 horas, este foi colocado na caixa experimental e a gaiola deste sobre as toalhas de papel que estavam na bancada.
No primeiro momento desse exercício a chave estava no automático, deixando o sujeito pressionar a barra 10 vezes, recebendo assim o reforço. Após o mesmo