relatorio estequiometria
Instituto de Físico Química (IFQ)
Experimento – 5 DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DO MAGNÉSIO
Química Licenciatura (QLI)
Professor: Guilherme Ferreira de Lima
Gabriel dos Santos e Silva 35142
14/04/2015
Objetivo
Tem-se por objetivo principal determinar experimentalmente a massa molar do Magnésio, a partir da reação com HCl concentrado.
Introdução
A estequiometria relaciona várias reações, as quais envolvem diferentes grandezas, entre elas, massa, volume, quantidade de matéria, número de partícula. Os cálculos estequiométricos são de alta importância na Química, é uma ferramenta no estudo envolvendo reagentes e produtos durante uma reação.
A estequiometria tem aplicações práticas importantes, como a predição da quantidade de produto que se forma em uma reação (Atkins, Peter; Princípios da Química, 3º edição, 2006, pág. 98)
Um importante conceito da estequiometria é o da lei da conservação da massa, que afirma ser invariável a massa total de reagentes e produtos numa reação química. Uma equação química equilibrada tem o mesmo número dos átomos de cada elemento nos seus dois membros. As equações se equilibram mediante coeficientes das fórmulas químicas dos reagentes e dos produtos da reação.(Brown, Theodore; Química Ciência Central, 7º edição, pág. 62)
Massa molecular A massa molecular diz respeito à massa de uma molécula e pode ser obtida somando-se a massa individual de cada átomo que a compõe.
Relação em Mol O volume de um mol de qualquer gás ideal nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP) é igual a 22,7L.
Massa Molar É a massa de um mol de uma substância.
Reagente Limitante Quando misturados dois ou mais reagentes que não estão na proporção estequiométrica, um deles será consumido totalmente, que é o reagente limitante, já aquele que não será consumido totalmente, é o reagente em