Relatorio Estagio
Marketing Estratégico
São Paulo
2014
Canais de distribuição ou canais de marketing
Um canal de distribuição ou canal de marketing é um conjunto de instituições e relacionamentos, através dos quais os produtos, direitos de uso, pagamentos e informações fluem do produtor para o consumidor.1 Para selecionar um canal de distribuição, os planejadores de marketing levam em conta:1
Características do mercado
Natureza do produto ou serviço
Clima atual dos negócios
Estrutura da empresa
O sistema de distribuição faz parte dos itens de marketing: estabelecimentos apropriados, épocas apropriadas e preços acessíveis.
Tipos de distribuição
A distribuição pode ser de vários tipos:
Distribuição exclusiva usada quando a natureza do negócio precisa da lealdade do distribuidor e elevado grau de controle sobre sua atividade. Exemplo: concessionárias de veículos do tipo autorizada.
Distribuição intensiva usada quando a importância é dada para à disponibilidade do produto em um grande número de pontos de venda. Exemplo: produtos básicos de alimentação, bebidas etc.
Distribuição seletiva usada quando a natureza do negócio precisa de valorização. Exemplo: relógios que são vendidos apenas em joalherias de renome.
Intermediários.
Existem muitos tipos de intermediários tanto como atacadistas, agentes, varejista, a Internet, distribuidores internacionais, marketing direto (do produtor ao usuário, sem um intermediário), entre muitos outros.
1. Canais Intermediários – Atacadistas
Estes diminuem a ‘massa’ em menores quantidades para revenda através do varejista.
Compram de produtores e revendem a varejista. Eles tomam o direito de venda (se tornam proprietários).
Providenciam locais de armazenamento. Por exemplo: produtores de queijo raramente aguardam que o queijo esteja curado. Eles vendem para um atacadista que armazenará e eventualmente venderá à um varejista.
Atacadistas