relatorio estagio
Eu estou no Curso Profissional de Programação de Sistemas Informáticos, na Escola Secundária do Castelo da Maia e portanto estava também obrigado a cumprir esta formação, que vulgarmente chamamos de estágio, de 420 horas. Este estágio poderia ser feito também no decorrer do ano lectivo 2009/2010, enquanto frequentasse o 12º ano mas optei por fazê-lo este ano por duas simples razões: poder preocupar-me a 100% com a Prova de Aptidão Profissional (PAP) e para que logo no final do 12º ano possa passar para o mundo do trabalho.
A FCT assume um papel importante dado que nos alerta para o mundo real do trabalho. Desde os horários, à disciplina, ao respeito pelos colaboradores até à dinâmica do trabalho em equipa, o estagiário acaba por ter um vasto leque de experiências enriquecedoras, tanto a nível académico como pessoal.
Eu realizei o meu estágio na firma IBE – Indústria de Bens de Equipamento, Lda. em Gondim – Maia, devido a um conhecimento de uma pessoa que é lá funcionária.
A proximidade ao lugar onde habito e à Escola, o facto de ter com quem fazer as deslocações, o ambiente calmo e de clara aprendizagem, e o tipo de actividade da empresa, são as principais razões pelas quais considero que fazer o estágio na empresa foi uma escolha acertada.
A IBE é uma empresa voltada para a investigação, desenvolvimento e construção de soluções inovadoras para a indústria, nomeadamente do plástico. Pelo que pude perceber é a única empresa em Portugal a fazer este tipo de equipamentos e está já bem implantada no mercado internacional.