Relatorio estagio
Rio de Janeiro
Bioenergética
Processos químicos envolvidos na produção de ATP Celular – converter nutrientes, carboidratos, proteínas e gorduras em forma de energia.
Metabolismo
O metabolismo (metabole = mudança) é a soma de todos os processos químicos que ocorrem no corpo. Uma fase do metabolismo é chamada catabolismo, envolve o desdobramento de moléculas complexas em moléculas menores e mais simples. Um exemplo é a quebra de proteínas alimentares em seus constituintes, os aminoácidos.
Outra fase do metabolismo, chamada de anabolismo, utiliza energia gerada pelo catabolismo para a construção dos componentes estruturais e funcionais do corpo. Um exemplo de anabolismo é a síntese protéica que forma músculos e ossos. (TORORA.2000)
Transformação Biológica da Energia
Na natureza, a energia pode ser encontrada em seis formas.
1. Nuclear: Obtida pela transformação da matéria através da formula de Einstein (Energia = massa x Quadro da velocidade da luz). 2. Elétrica: Materialidade pela transferência de elétrons entre átomos. 3. Luminosa: A que se manifesta sob forma de luz. 4. Térmica: Observável como calor. 5. Mecânica: Manisfesta-se pelo movimento, produzindo trabalho. 6. Química: É a mais importante forma de energia para a biologia.
(DANTAS,1994)
O processo de produção de energia nos seres humanos tem início com a energia produzida pelo sol. Toda a energia usada pelo mundo biológico é, em ultima analise, derivada do sol. Uma parte dessa energia solar alcança a terra, na forma de energia luminosa. A energia da luz é convertida para energia química através das plantas, durante o processo de fotossíntese. As plantas usam a energia química, para construir as moléculas dos alimentos, como a glicose, a celulose, as proteínas e os lipídios. Os seres humanos não são capazes de realizar o mesmo processo. Precisam comer vegetais e animais para suprir a necessidade de energia química. Os alimentos são necessários