Relatorio Eletroscopio De Folhas
Na natureza da matéria, observa-se experimentalmente, a existência de uma força com propriedades semelhantes à força gravitacional, embora atue em condições diferentes, enquanto a gravitacional é sempre atrativa, esta pode ser tanto atrativa quanto repulsiva. Esta força é denominada força elétrica e todos os corpos que exercem forças elétricas possuem o que chamamos de carga elétrica.
Toda a matéria é constituída de átomos, que contém um núcleo com determinada carga elétrica convencionada positiva (devido à presença dos prótons, partículas dotadas de carga elétrica) e ao redor do núcleo, há partículas com carga elétrica convencionada negativa, denominadas elétrons. Quando um corpo possui um número igual de prótons e elétrons, dizemos que ele está neutro, se ele tem elétrons em excesso, dizemos que está eletrizado negativamente, se tem prótons em excesso, dizemos que está eletrizado negativamente.
O principio da eletrostática assume que corpos de cargas iguais se repelem e corpos de cargas opostas se atraem. Uma forma de verificar se um corpo está ou não eletrizado é fazendo uso de um eletroscópio. O objetivo deste experimento é construir e examinar o funcionamento de um eletroscópios de folhas.
2 Materiais
Pote de vidro
Filme de PVC transparente
1 fio de cobre rígido
1 folha de papel alumínio
1 caneta
1 folha de papel
3. Procedimento:
A primeira etapa do experimento consistiu em montar o eletroscópio. O vidro foi coberto com o filme de PVC transparente e o fio de cobre foi passado para se fazer uma abertura. Depois o fio foi retirado e foi feita uma dobra em cada extremidade, em uma delas foi colocada a esfera metálica feita com o papel alumínio e na outra foram penduradas as duas folhas, também de papel alumínio. Então, o fio foi novamente inserido no pote e foi utilizado mais filme PVC transparente para fechar o pote, a ideia era criar uma “tampa” e deixar o fio mais fixo possível (Imagem nos apêndices).
Para obter um corpo eletrizado, na