relatorio Educa o INclusiva 2
DAYANA DA SILVA ALEXANDRE BATISTA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO MÓDULO III
Rio de Janeiro
2015
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO COLÔNIA DO SABER
DAYANA DA SILVA ALEXANDRE BATISTA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO MÓDULO III
Relatório de Estágio apresentado para a conclusão do Estágio Supervisionado do Módulo II do Instituto de Educação Colônia do Saber.
Tutora: Renata Gisele Macedo Siqueira
Rio de Janeiro
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS 9
INTRODUÇÃO
O presente relatório visa apresentar o estágio de Educação Inclusiva, sendo realizadas em duas salas , acompanhando o cotidiano escolar de dois alunos que possuem diferentes deficiência. Realizado na Escola Municipal Patrick Marchon Portal, localizada na cidade de Casimiro de Abreu, na Rua Padre Anchieta, nº 106.
Esta modalidade de ensino é voltada para pessoas que apresentam alguma deficiência, que buscam seus direitos como cidadãos, onde a escola é o se torna o local mais ideal para que muitos preconceitos possam ser quebrados. Quando a educação inclusiva é totalmente aceita, nós abandonamos a idéia de que as crianças devem se tornar iguais para contribuir para a sociedade, mas que todas devem ser valorização, pois somos únicos.
DESENVOLVIMENTO
A educação inclusiva diferentemente da educação especial, são incluídos deficientes que possuem capacidades de freqüentar uma escola regular, aprendendo com a diversidade encontrada em sala de aula.
O Brasil adotou com a LDB 9394/96 a proposta da integração escolar preferencial de alunos com necessidades educacionais especiais. Houve um processo intenso de análise e transposição do projeto político-pedagógico para as diferentes realidades escolares, tanto nas redes de ensino público como na particular.
Entre os alunos observados foram Cauã, do 1º ano, tendo suspeita de autismo e que é acompanhado pela professora Penha, onde ela o