Ideias para elaboração de um doutorado
O fortalecimento da educação especial através da formação de redes (Anísio Teixeira)
O papel da gestão escolar na construção de redes de apoio para o sucesso no processo educacional inclusivo.
O gestor escolar e a educação inclusiva: Construindo redes de apoio a partir de Práticas Pedagógicas Inclusivas
A construção de redes mediada pela gestão escolar
Como construir escolas inclusivas em sistemas educacionais marcados pelo não reconhecimento da diversidade e da capacidade de aprender, pela fragmentação do conhecimento pela ausência de acessibilidade?
Maria Tereza Égler Mantoan
Promover uma reforma estrutural e organizacional de nossas escolas comuns e especiais.
As práticas escolares inclusivas, por serem emancipadoras, reconduzem os alunos “diferentes”, entre os quais os que têm uma deficiência, ao lugar do saber, de que foram excluídos, na escola ou fora dela.
Para reverter esse sentimento de superioridade em relação ao outro, especialmente quando se trata de alunos com deficiência, a escola terá de enfrentar a si mesma, reconhecendo o modo como produz as diferenças nas salas de aula.
Referencias sobre Gestão Escolar
Anísio Teixeira e Naura Ferreira – Os caminhos para a construção da escola inclusiva.
Não digo que isto seja fácil, muito mais complicado se partirmos de que na maioria das escolas a cultura organizacional se caracteriza por ser individualista.
O trabalho é realizado em parceria com os educadores da escola, com os pais e com a equipe da GEI - psicólogos, fonoaudióloga, pedagoga, assistente social e professores. Naturalmente, este direito deve ser exercido na rede regular de ensino, em escolas comuns, em classes comuns, com professores comuns.
De resto, deve ser incentivada a mesma conduta que qualquer bom professor deve ter em relação a todos os seus alunos, ou seja, tratar cada um deles como um indivíduo,