Relatorio Do Filme
Centro de Educação – Central de Aulas
Departamento de História
Curso: Licenciatura em História
Turno: Noturno
Aluna: Jessica Kaline Oliveira Santos
RELATÓRIO DO FILME QUANDO NIETZCHE CHOROU
Atividade apresentada como exigência de avaliação da disciplina Teoria I ministrada no semestre 2015.1 pelo professor José Adilson.
Campina Grande-PB
Maio/2015.
Titulo do filme: Quando Nietzche Chorou
Diretor: Pinchas Perry
Gênero: Drama
Ano de lançamento: 2007
Duração: 1h 45m
O filme é baseado na obra de Irvin D. Yalon, O enredo passa-se no século XIX e inicia-se quando uma jovem chamada Lou Salomé proporciona um encontro fictício entre o filósofo Nietzsche e o médico Josef Breue, O filósofo, entretanto, se apaixona por Salomé, mas não é correspondido e, então, escreve cartas onde à propensão suicida. A jovem procura o Dr. Breue para que o trate com sua técnica da "terapia através da fala". Conseguindo se aproximar do filósofo, que já tentara vários médicos, Breuer vai aos poucos tentando ganhar sua confiança; mas não é bem sucedido, em uma atitude desesperada seguindo instruções de Freud, Breuer propõe ao filósofo uma troca onde ele trataria as suas dores de cabeça e Nietzsche o ajudaria a se curar do seu desespero por meio da filosofia.
O tratamento vira uma verdadeira aula de psicanálise, onde ambos terão que mergulhar em si próprios. O médico conta suas agonias por uma paixão proibida pela sua paciente Bertha, que sofre de histeria, Breuer tem sonhos estranhos todas as noites e possui, dentro de si, um forte sofrimento, que o impede de aproximar-se da esposa. Nietzsche consegue libertar o médico de sua paixão, isso acontece em um passeio no túmulo da mãe de Brauer, e lá chegando o filósofo então entende o que significa a paixão oculta do médico por sua paciente, tanto a mãe quanto a mulher pela qual Breuer é apaixonado tinha o mesmo nome, e a mãe do médico falecerá quando