relatorio do filme django
De
História
Nome: Georgia Bueno, Beatriz Margo e Giulia Dora
Número: 7, 1, 8
Professora: Carol
Relatório Histórico do filme Django
Sinopse:
O filme conta a história de Django (Jamie Foxx), um escravo que vive durante o século XIX (período de escravidão plena nos Estados Unidos), ele é vendido para o Dr. King Schultz (Christoph Waltz), alemão caçador de recompensas que se esconde atrás de um disfarce de dentista. A aquisição feita por Schultz, no entanto, não é aleatória: ele precisa da ajuda de Django para identificar seus próximos alvos.
Entretanto, Schultz promete libertar Django assim que a missão for cumprida. Depois de ser tornar um homem livre, Django continua na estrada com Schultz, de quem agora é parceiro, até que é chegada a hora do grande desafio: enfrentar o poderoso Calvin Candie (Leonardo DiCaprio) para libertar sua esposa, Broomhilda (Kerry Washington).
Relação com a História:
Logo no começo do filme há um exemplo de choque entre “dois mundos” da sociedade: ao ver um negro montado em um cavalo, os moradores de vilas e cidades se espantam, pois esse é um ato de nobreza. O filme é violento, cruel e sádico, porque o tratamento dado aos escravos era assim. Se o uso da palavra nigger, termo em inglês pejorativo para os negros, é porque os brancos e senhores de escravos tratavam os escravos dessa maneira.
O uso do trabalho escravo foi uma instituição no sul dos EUA desde a época colonial. Já no século XVII, africanos eram transportados para trabalhar nas plantations, ou seja, latifúndios, na região. A situação de vida dos negros nos EUA não era muito diferente do Brasil. Trazidos à força da África, tinham péssimas condições de vida. O auge da escravidão foi no fim do século XVIII, o que coincidiu com a independência americana. Curioso perceber que o ideal de "liberdade" da emancipação estado-unidense da Inglaterra servia para alguns, mas não para outros.
Chegando à América, perdiam sua identidade,