Relatorio de f sica 1
Turma: 1/ Física Experimental I
Autores:
Luis Felipe da Rocha Oreiro
André Luiz Narciso do Carmo
Introdução
Pêndulo Simples consiste em um fio leve que não pode aumentar de tamanho nem esticar.
Suponha que este fio tenha comprimento L, tendo em sua extremidade inferior, um bloco de massa m e a extremidade superior presa em um ponto fixo, de forma que ele possa oscilar livremente.
Esse movimento envolve basicamente uma grandeza chamada período (representada pela letra T), é o intervalo de tempo que o objeto leva para voltar a sua origem, denominado ciclo.
Entre o eixo vertical e o fio do pêndulo , forma-se um ângulo no qual chamaremos de α, onde teremos as seguintes hipóteses:
-Qualquer massa m no pêndulo está concentrada no fio a uma distância constante L do eixo.
-Não existem outras forças atuando sobre o sistema, a não ser a força da gravidade e a tração no fio.
-Fórmula do Período
T = 2π
Objetivos da experiência: 1. O objetivo desta experiência é medir o período de um ciclo, onde o ângulo formado entre a vertical e o fio do pêndulo seja igual a 5°. Devemos realizar este experimento por dez vezes e comparar os resultados.
2. Medir o período de dez ciclos, com o mesmo ângulo, e comparar os resultados por dez vezes.
Material utilizado
1. Transferidor
2. Barbante
3. Bloco de 20 g
4. Hastes
5. Régua de 30 cm
6. Pregos e parafusos
Esquema experimental
Onde: L- Comprimento do fio (em metros) P-Peso do objeto ( calculada por P= m.g ) g- Força gravitacional da Terra Tr- Tração do fio Px e py – Decomposição da força Peso α- ângulo entre a vertical e o fio
Procedimento Experimental
1. Primeiramente montamos o pêndulo, e medimos a corda e obtivemos 0,23 m aproximadamente. Foi utilizado um bloco contendo 20 gramas e medimos o seu período 10 vezes. Obtivemos os seguintes resultados:
Numero de vezes Período 1 0 s 97 centésimos