Relatorio De F Sica 1
Centro de Tecnologia
Curso de Engenharia de Energias e Meio Ambiente
Relatório de Física Experimental
Prática 01: Paquímetro
Aluno: Cássio Xavier Silva Matrícula: 362050
Professor: Diego Franklin de Souza Veras Turma: 38A
Disciplina: Física Experimental
Fortaleza- CE
2014
MATERIAL
- Paquímetro;
- Arruela;
- Cilindro oco;
- Peça com furo cego;
- Régua.
OBJETIVO
Aprender como utilizar paquímetro, bem como familiarizar-se com seu uso, através da medição de algumas ferramentas presentes no laboratório e aplicar as regras dos algarismos significativos ao trabalhar com essas medidas.
INTRUDUÇÃO TEÓRICA
Uma das principais características que distinguem o homem dos demais animais é a sua capacidade de utilizar seus conhecimentos para construir artefatos que o auxiliem a solucionar seus problemas. Tal característica levou o homem a aperfeiçoar esses instrumentos, para serem cada vez mais contundentes e específicos naquilo pelo qual foram feitos. Dessa forma, visando um maior rigor em suas medições, o homem criou o paquímetro. O paquímetro é um instrumento utilizado para medir dimensões de objetos com precisão. Composto basicamente de uma régua graduada que possui um encosto fixo, um cursor móvel e duas orelhas (ou bicos) de medição, ligadas a cada um do dois anteriores. O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. Além disso, o paquímetro possui um parafuso de trava, um impulsor e uma haste de profundidade.
Com o paquímetro, se torna fácil medir diversos objetos de maneira eficaz, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para isso basta juntar o objeto ao bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique ajustada, depois é só verificar que marcação o