Relatorio de zoologia
TRABALHO DIRIGIDO À DISCIPLINA DE ZOOLOGIA II
São Paulo, março de 2010.
INTRODUÇÃO
Os equinodermos são animais marinhos que possuem um corpo recoberto por placas, podendo apresentar espinhos e protuberâncias. Entre suas espécies mais conhecidas estão as estrelas-do-mar, os pepinos-do-mas, os ouriços-do-mar entre outros. O filo compreende 6 Classes: Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea, Holothuroidea, Crinoidea, Concentricycloidea, estas abrangendo cerca de 6.000 atuais (Hickman, 2004).
Possuem o corpo não metamérico, arredondado ou cilíndrico, com simetria radial pentâmera. Uma forte característica desses animais é seu sistema hidrovascular composto por uma série de estruturas tentaculares (pés ambulacrais) que se prolongam através da pressão do fluído de seu anterior para o meio externo. A locomoção ocorre por meio dos pés ambulacrais, pelo movimento dos espinhos ou dos braços que se movem a partir do eixo central do seu corpo. Não possuem cabeça, cérebro ou outros órgãos sensórias, somente receptores táteis e químicospés ambulacrais, tentáculos terminais, estatocistos e fotoreceptores. O sistema nervoso é composto dois ou três sistemas de redes nervosas em diferentes locais do corpo e que se ligam através de nervos radiais em um anel circum-oral. Nos equinodermos os sistema digestivo geralmente é complexo, enrolado ou axial (Hickman, 2004).
Os equinodermos são animais de reprodução sexuada, são dióicos, que liberam os seus gametas na água. Após a fecundação, há o desenvolvimento de um ou mais tipos de larva, até atingirem a idade adulta (Hickman, 2004).
OBJETIVO
O objetivo desta atividade é realizar um estudo morfológico de representantes da diversas classes de Equinodermatas, comparando-os.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados para realizar essa aula prática no laboratório foram os seguintes: luvas,