Relatorio de vivência
Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Pedagogia das Lutas / Artes Marciais
Tutora: Gislene Vaz Garcia de Medeiros
Aluno (a): Waléria Araújo Teixeira
Matrícula: 09/0052111 Data: 01/04/2012
RELATÓRIO DE VIVÊNCIA
Este relatório tem como objetivo apresentar a experiência prática que obtive participando de uma aula de Karatê.
A aula de Karatê da qual participei foi realizada numa sala improvisada na própria residência do professor e contou com a presença de 5 alunos além de mim. Como eu estava ali apenas para uma experiência, pedi ao professor que antes de iniciar sua aula me apresentasse aos demais e explicasse o porquê da minha presença. Os alunos se mostraram bastante receptivos e dispostos a me ajudar na experiência, visto que já se encontram num estágio mais avançado e eu não tenho experiência alguma.
Tanto o ambiente quanto os movimentos realizados pelos alunos não chegaram a ser totalmente estranhos, pois apesar de nunca ter praticado tal arte marcial tenho um irmão que a praticou por um período e o mesmo estava sempre se exercitando em casa.
A aula tem duração de 1 hora, no entanto minha participação ativa foi menor até por vontade própria, pois eu dependia de uma maior atenção e não queria atrapalhar os demais alunos. Com relação ao tempo, senti que nem foi tão longo nem curto demais. Como fui bem recebida por todos não me senti ansiosa ou mesmo constrangida, pois se assim fosse, acredito que teria sido uma tortura psicológica e eu teria sentido como se o tempo não estivesse passando.
Com relação ao meu corpo, como venho sem praticar exercícios físicos a algum tempo me senti cansada. A técnica dos movimentos nem se fala, fui um fiasco, mas acredito que é normal nos iniciantes. Já a relação entre alunos-alunos e alunos-professor é de parceria e cooperação, claro que o professor tem uma responsabilidade maior, mas o ambiente é de troca, fato que pude comprovar, pois todos eles me ajudaram bastante