Relatorio de visita tecnica
Objetivando a prevenção de acidentes, de acordo com a NR-26- Sinalização de Segurança, a obra apresenta placas de sinalização, cores usadas para evitar acidentes, e estimula com avisos o uso dos equipamentos de proteção individual - EPI´s. A organização é bastante importante, por isso, locais como, armazenamento de materiais, ferramentas da obra, são sinalizados com placas de fácil visualização. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A obra possui um total de oito cipeiros. Está licenciada através da IMPLURB, o corpo técnico responsável pela obra esta especificado em uma das placas ilustrativas.
Dependências administrativas:
Almoxarifado e depósito de ferramentas: Fica responsável pela entrada e saída de materiais utilizados na obra, que são devidamente identificados.
Escritório/administração: onde se encontram os responsáveis pelo corpo técnico administrativo como engenheiros, arquitetos, técnicos, etc.
Refeitório: é coberto, possui iluminação artificial e ventilação, o piso e as mesas são de fácil higienização.
Vestiários e banheiros: a instalação sanitária está em perfeito estado de conservação. Os pisos e as paredes são de materiais resistentes. 2. Projeto arquitetônico e estrutural
Esta obra residencial possui diversos tipos de fundações e técnicas adotadas na supra-estrutura dos blocos de apartamentos:
LAJES: As evoluções arquitetônicas, que forçaram o aumento dos vãos, e o alto custo das formas tornaram as lajes maciças desfavoráveis economicamente, na maioria dos casos. Foram usadas na obra lajes nervuradas que segundo a NBR 6118:2003, lajes nervuradas são "lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte."
PILARES: Pilares são elementos estruturais lineares de