Relatorio de teste da chama
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
QUIMICA EXPERIMENTAL
Antonio Ferreira de Melo Junior
TESTE DE CHAMA
Mossoró
2012
1. OBJETIVO
O objetivo do experimento foi mostrar com os testes da chama, que é um processo de irradiação com alta temperatura nos elementos sólidos, foi identificar cada elemento pelas suas características quando irradiados mudando seu estado físico como a cor, por exemplo.
2. CONCEITO Sempre que a matéria sofre uma transformação qualquer, dizemos que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico Fenômeno físico. Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico. No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno como, por exemplo, um papel que é rasgado quando submetido a uma força ou um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética. Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja, a matéria retorna a sua forma original após a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis.
Se o fenômeno modifica a composição da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composição deixando de ser o que era para ser algo diferente, dizemos que ocorreu um fenômeno químico No fenômeno químico, a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer o fenômeno é totalmente diferente da que resulta no final como, por exemplo, um papel que é queimado ou uma palhinha de aço que enferruja. Todo fenômeno químico ocorre acompanhado de uma variação de energia, ou melhor, a