Relatorio de sustentabilidade
Introdução Esse trabalho tem como objetivo analisar o relatório de sustentabilidade do ano de 2011 da Natura. Essa análise foi feita nos seguintes tópicos: Forma, Conteúdo, Abordagem, Estrutura e Alinhamento com a marca. A base da análise foi feita no relatório em si, em informações externas através de pesquisa e no conteúdo das aulas de Responsabilidade Social e Ambiental. Para uma análise mais aprofundada do relatório, faz-se necessário o entendimento de alguns aspectos importantes sobre a empresa, como o direcionamento apresentado pela Natura, que é fundamentado em sua razão de ser, visão e crenças:
Razão de ser: Criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. Bem estar: é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. Estar bem: é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza com a qual faz parte, com o todo.
Visão
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, como um todo.
Crenças
A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente.
A percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida e todas as suas manifestações.
A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, da organização e da sociedade.
O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações.
Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.
A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações.
A empresa,