sociedade
2· Na categoria Geologia
Existem dois tipos de rocha magmática:
3· Rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas – São formadas a partir do resfriamento do magma no interior da crosta, nas partes profundas da litosfera, sem contato com a superfície. Elas só apareceram à superfície depois de removido o material sedimentar ou metamórfico que a recobria. Em geral, o resfriamento é lento e ocorre a cristalização de todos os seus minerais. Normalmente as rochas plutônicas ou intrusivas apresentam uma estrutura maciça. A sua estrutura mais corrente é granular, isto é, os minerais apresentam-se equidimensionais ligados entre si. A classificação detalhada das rochas magmáticas requer um estudo microscópico da mesma.
Rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas – São formadas a partir do resfriamento do material expelido pelas erupções vulcânicas atuais ou antigas. A consolidação do magma, então, acontece na superfície da crosta ou próximo a ela. O resfriamento é rapido, o que faz a que estas rochas, por vezes, apresentem material vítreo. Essas rochas têm textura microlítica ou vidrosa (vítrea).
Fonte:
4· Amparo Dias da Silva, Almira Fernandes Mesquita, Fernanda Gramaxo, Maria Ermelinda Santos,Ludovina Baldaia e José Mário Félix, Terra, Universo de Vida – Biologia e Geologia – 10.º ou 11.º (Ano 1),Porto Editora, 2007, 192 páginas, ISBN: 978-972-0-42170-8 http://pt.wikipedia Rochas Magmáticas: Plutónicas e Vulcânicas!
As rochas magmáticas formam-se, tal como o próprio nome indica, a partir do magma, quando este arrefece e solidifica.
Dependendo do local e velocidade de arrefecimento a sua textura será diferente.
A textura é o aspeto que as rochas apresentam à vista desarmada.
Rochas magmáticas plutónicas ou intrusivas
Um arrefecimento lento do magma, no interior da crosta, permite a cristalização e o crescimento dos minerais que são visíveis a olha nú, conferindo às rochas uma textura granular.
Rochas magmáticas