Relatorio de reações químicas
INTRODUÇÃO
As reações químicas são processos pelos quais um tipo de matéria se transforma em outro. Algumas reações são evidentes, uma vez que, claramente, após o processo, as propriedades das substâncias obtidas são nitidamente diferentes das propriedades das substâncias de partida. Vários são os indicativos da ocorrência de uma reação química: mudanças de cor, emissão de luz, absorção ou liberação de calor, liberação de gases ou formação de sólidos onde antes não havia etc. Pode-se dizer que a tentativa de entender, explicar e controlar as reações químicas é o principal objeto da Química e, na verdade, bem antes mesmo da existência da Química, o Homem tentava entender essas transformações. Hoje, ao contrário dos antigos, temos á disposição a teoria atômica, uma teoria poderosa, que explica a estrutura da matéria.
A equação química deve ter a massa e as cargas devidamente balanceadas e pode ser escrita de três formas: molecular, iônica e/ou iônica simplificada. Vêem-se abaixo alguns exemplos:
Equação molecular: BaCl2(aq) + Na2SO4(aq) -> BaSO4(s) + 2NaCl(aq)
Equação iônica: Ba2+(aq) + 2Cl-(aq) + 2Na+(aq) + SO42-(aq) -> BaSO4(s) + 2Na+(aq) + 2Cl-(aq)
Equação iônica simplificada: Ba2+(aq) + SO42-(aq) -> BaSO4(s)
OBJETIVO
Tomar conhecimento de alguns tipos mais comuns de reações químicas e fazer a comprovação da ocorrência e suas caracterizações.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
• Procedimento 1 A cerca de 0,5g de KClO3 adicionar uma pequena quantidade de MnO2 e com o auxilio de uma pinça de madeira, colocar o conjunto para aquecer em um bico de Bunsen. Aproximar um palito em chamas da boca do tubo e verificar se ocorre o aumento ou a extinção da chama. Com o tubo já frio adicionar cerca de 5ml de água e deixar decantar. Quando o precipitado estiver totalmente decantado, com o auxilio de um conta-gotas, transferir a solução límpida para outro tubo, no qual serão adicionados 2 gotas de solução de nitrato de prata.