Relatorio de quimica
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
CAMPUS UNIBAN ABC André Lopes de Sousa RA 5667147799
Milton Gomes Martins RA 5257170690
Marcia Campos Faria RA 5658169946 Engenharia de Produção 1º Semestre
Sala - C-120
Relatório de química referente ao experimento feito em laboratório baseado no postulado de Bohr.
São Bernardo do Campo
São Paulo, 2012
INTRODUÇÃO
O trabalho experimental é, de fato, uma componente importante e fundamental da química. A realização de trabalhos experimentais nas aulas de química facilita a compreensão do conhecimento científico.
Quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da ultima camada de valência absorvem energia passando para um nível de energia mais elevado e produzem o chamado estado excitado. Quando um desses elétrons excitados regressa ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual aquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ( ou cor) é utilizada para identificar o referido elemento.
Teste rápido e fácil de ser feito, denominado teste da chama e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado num laboratório de química. O teste de chama apenas fornece informação qualitativa. Dados quantitativos, sobre a proporção dos elementos na amostra, podem ser obtidos por técnicas relacionadas a fotometria de chama ou espetroscopia de emissão.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Material e reagentes:
. Recipiente;
. Cadinho;
. Ansa de inoculação;
. N2 cl;
. Cu S04;
. K Cl;
C2 Cl2;
Procedimento Experimental:
Introduzimos na ansa de inoculação a primeira amostra sólida a estudar e levamos a zona mais quente da chama. Depois de aquecer um pouco, surgiu uma cor que anotamos. Repetimos o procedimento para todas as amostras restantes e registramos a cor observada.
Conclusão: