Corrosão
Corrosão é a transformação que um metal sofre por meio de processos eletroquímicos em reações de óxido-redução. A corrosão provoca danos em estruturas de edifícios, pontes, navios, carros, turbinas, bombas e outros produzidos por metais.
O que é corrosão – é a degradação por ação química ou eletroquímica, onde altera a estrutura do material.
Proteção contra corrosão
A adoção de uma ou mais formas de proteção contra a corrosão dos metais deve levar em conta aspectos técnicos e econômicos. Em alguns casos, pode se modificar o metal a ser usado, por exemplo, a utilização do alumínio e suas ligas em componentes como esquadrias, portas e janelas ao invés do aço-carbono.
1-Defina Ciência dos Materiais e Engenharia dos Materiais.
Ciência dos materiais é o ramo da ciência relativo ao estudo dos materiais e a relação entre as suas propriedades, estrutura, performance, formas de caracterização e processamento.
Engenharia de Materiais é um ramo da engenharia em que os conhecimentos de física e química são, sobretudo, utilizados no estudo, planeamento, produção, entre outros, de materiais para as mais diversas aplicações. Cabe ao engenheiro de materiais estudar a estrutura, as propriedades, as aplicações, o processamento e o desempenho de materiais novos ou já existentes, nas áreas de metais, polímeros, cerâmicos ou compósitos.
2-Defina os seguintes termos: a-Composição: é o conjunto de moléculas dos elementos químicos constituintes de certa substância. b-Estrutura: Uma estrutura define do que um sistema é feito, ou seja, uma configuração de itens. Por exemplo: estruturas atômicas, estruturas químicas, etc. Em tecnologia dos materiais é a forma como os átomos, íons ou moléculas estão arranjados espacialmente. c-Síntese: Ato ou efeito de sintetizar. Síntese também pode ser entendida como obtenção de um todo a partir dos componentes primordiais. (WIKIPÉDIA, Síntese). d-Processamento: Processamento é uma operação de transformação