relatorio de quimica
CRISTALIZAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO
Americana, abril de 2011
Componentes: RA:
Eduardo Moglio Bilha 20111451
Paulo Silvino 20110154
Disciplina: Química
Prof: Jean Carlos Corte TerencioCurso: 1º Semestre em Biomedicina
Faculdade de Americana
Data da realização do experimento: 18/03/2011
"Um cientista em seu laboratório não é um mero técnico: é também uma criança que confronta os fenômenos naturais que o impressionam como faziam os contos de fada." (Curie, Marie Slodowska)
SUMÁRIO:
O Sal
Introdução5
O mistério da água8
Objetivo 9
Materiais10
Reagentes
Método10
Resultado11
Discussão12
Conclusão12
Referência13
CRISTALIZAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO
O SAL
O termo “sal” pode se referir a inúmeras espécies químicas e, portanto, sendo insuficiente quando utilizado sozinho para se referir a um composto específico. Entretanto, o “sal” em questão é o “cloreto de sódio”, o qual nada mais é do que um exemplo de “sal inorgânico”. O sal de cozinha não é 100% cloreto de sódio e contém outros compostos na sua constituição.
INTRODUÇÃO
Sais são substâncias iônicas que apresentam pelo menos um cátion diferente de H1+ e pelo menos um ânion diferente de OH1-. Pela definição, podemos ter uma idéia do número de sais existentes, portanto o termo “sal” é insuficiente quando utilizado sozinho para se referir a um composto específico. Entretanto, o sal em questão é o “cloreto de sódio”, o qual é um exemplo de sal inorgânico.
O cloreto de sódio (NaCl), é uma substância composta pelos elementos sódio e cloro. O primeiro pertence à família dos metais alcalinos da tabela periódica, já o segundo pertence à família dos halogênios. Em termos de eletronegatividade, temos os valores de 3,16 para o cloro e 0,93 para o sódio, com base na tabela