relatorio de quimica
Realizar algumas medidas e expressar corretamente os resultados obtidos com os erros respectivos.
Introdução:
Esse trabalho tem como finalidade mostrar que os equipamentos de laboratório não são calibrados com a mesma precisão, podendo apresentar margens de erros relativas ao específico tipo de graduação.
Para efeito de maior veracidade do experimento foi utilizada a notação cientifica ressaltando os algarismos significativos necessários para expressar o seu erro absoluto e relativo.
PROCEDIMENTO:
Para a realização do experimento foram necessários:
- Água destilada
- Balão Volumétrico de 50mL
-Béquer
-Bureta de 25mL
- Bureta de 5mL - Pipeta Graduada de 5mL
- Proveta de 50mL
- Proveta de 10mL
- Pisseta
- Pêra insufladora
Inicialmente foram testados os instrumentos observando-se a sua capacidade com suas respectivas margens de erros. Foram anotados a capacidade e o erros dos instrumentos: balão volúmetrico, bureta, pipeta graduada, proveta de 50 mL e proveta de 10 mL.
Sequencialmente, com a pisseta transferiu-se 50 mL de água destilada para a proveta e , em seguida, totalmente para um balão volumétrico, anotando a variação do volume na transferência de água nos instrumentos.
E ainda foram transferidos 5mL de água destilada de uma bureta para uma proveta de 50mL, e o mesmo procedimento foi feito com 5mL para a pipeta graduada e 10mL para a proveta.
Por fim, foram anotados os volumes contidos nos recipientes analisados e calculou-se o final, na proveta. Além de, analisados os valores teóricos e práticos resultantes da soma dos volumes adicionados na proveta.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS EXPERIMENTAIS:
Tabela 1- Volume máximo dos aparelhos que podem ser medidos com os respectivos erros.
Instrumento
Capacidade/ml
Erro do instrumento/ml
Balão Volumétrico
50 ml
±0,05
Bureta
25 ml
±0,03
Pipeta Graduada
5 ml
±0,01
Proveta de 50 ml
50 ml
±0,025
Proveta de 10 ml
10 ml
±0,1
Obs: Para se obter a margem de erro do