Relatorio de Quimica
Luis Alberto Silva Braga
Josiane Félix da Silva
Aquecimento e Medida da Temperatura
Laboratório de Química (Sala 111) – UNI-BH (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE)
Belo Horizonte, 08 de março de 2014.
1º Semestre/2014
INTRODUÇÃO:
A temperatura de ebulição é a temperatura constante na qual um material puro passa do estado líquido para gasoso. O aquecimento do líquido faz com que suas partículas fiquem mais agitadas até a pressão de vapor atingir a pressão atmosférica.
No caso da água, o ponto de ebulição normal é 100º C e permanecerá nessa temperatura até que ela evapore por completo, para somente depois sua temperatura aumentar, já no estado gasoso.
Porém, neste experimento foi comprovado que a água, a uma pressão menor que 1 atm, ferve numa temperatura menor que 100º C. Isso porque sua pressão de vapor alcança a pressão atmosférica mais facilmente.
Durante o aquecimento, foi observado que a água alcançou uma estabilidade em sua temperatura quando atingiu 97º C. Além disso, notamos o aparecimento de algumas bolhas de ar no início do experimento.
OBJETIVOS:
Manusear o bico de Bunsen, aquecer líquidos, manusear o termômetro; observar a ebulição; traçar gráficos.
PARTE EXPERIMENTAL:
Materiais
1 100 ml de água;
2 Béquer;
3 Bico de Bunsen;
4 Bastão de Vidro (misturador);
5 Termômetro;
6 Tela de aquecimento;
7 Cronômetro.
Métodos
Durante o experimento foram utilizadas 100 ml água, retirada da torneira do laboratório vigente por uma pessoa componente do grupo de experimentação. Enquanto isso, a parte restante do grupo preparou o bico de Bunsen, regulando-o e verificando se a coloração de sua chama estava azulada, o que indica que a mesma encontra-se regulada. Após a medição e conferência do volume de água colocado no béquer, e já com a chama do bico de Bunsen acessa, o béquer foi colocado sobre a tela de aquecimento.
O suporte não foi