Relatorio de quimica
CENTRO DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA DE ENERGIAS E MAIO AMBIENTE
Prática 3:
DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO,MAGNÉSIO E DUREZA TOTAL DE ÁGUA
Nome: Vanessa Cavalcante Maia Alves
Turma:1ª
Professor: Sérgio Xavier
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO TEÓRICA3
2-OBJETIVOS4
3-MATERIAIS UTILIZADOS4
4-PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADOS5
5-DISCUSSÃO7
6-CONCLUSÃO9
BIBLIOGRAFIA10
1-INTRODUÇÃO
Devido à maioria dos sais serem solúveis em água, a composição desta pode variar dependendo do ambiente em que é encontrada. Em um rio, a composição da água é determinada principalmente pela interação da água com o solo e as rochas. Nas bacias sedimentares são encontrados com frequência a gipsita (CaSO4 . 2H2O),sendo parcialmente solúvel em água, a calcita (CaCO3) e a dolomita (CaMg(CO3)2) que, como todos carbonatos, são solúveis em água levemente ácida. A acidez da água pode ocorrer por poluição industrial ou pela presença de CO2 no ar, que se dissolve formando uma solução levemente ácida(Equação 1).Este ácido formado reage com as rochas formadas por carbonato de cálcio(Equação 2) e carbonato de magnésio(Equação 3),solubilizando-os na água.
Equação 1: CO2(g) + 2H2O(l) ↔ H3O+(aq) + HCO3-(aq)
Equação 2: H3O+(aq) + CaCO3(s) ↔ Ca2+(aq) + HCO3-(aq) + H2O(l)
Equação 3: H3O+(aq) + MgCO3(s) ↔ Mg2+(aq) + HCO3-(aq) + H2O(l)
Esses processos geoquímicos explicam a maior quantidade de magnésio e cálcio se comparados com outros cátions e bicarbonato como ânion mais abundante. Se a concentração de Mg2+ e Ca2+ for elevada a água é denominada “água dura”, contudo, se a concentração for baixa, é denominada “água branda”. A dureza total da água é calculada através da soma das durezas individuais desses dois íons.[2]
A análise da água para a determinação do seu grau de dureza torna-se importante para então saber se ela é adequada conforme o uso desejado. Por exemplo, para consumo, a água é considerada potável para alto grau de dureza(Concentração de 500mgCaCO3/l).