relatorio de quimica sobre o teste de chama
O experimento tem como objetivo mostrar a absorção de energia pelos elétrons presentes nos átomos de cada elemento nos fazendo entender os postulados de Bohr.
OBJETIVOS
Realizar o teste de chama no laboratório com segurança e atenção partindo dos princípios de Bohr e assim tentar observar o fenômeno luminoso ocorrido através da transferência de elétrons de uma camada para a outra.
MATERIAL
Materiais que foram utilizados na aula pratica no Laboratório:
- Béquer de 100 mL; - Fio de níquel cromo preso a um bastão de madeira - Lamparina.
E também os seguintes componentes:
Cloreto de Cálcio (CaCl2),Cloreto de bário (BaCl2),Cloreto de potássio (KCl2),Cloreto de sódio (NaCl) ,Cloreto de estrôncio (SrCl2)
E também a Solução de ácido clorídrico 6 mol/L para a limpeza do fio metálico.
METODOLOGIA
Foi acendida a Lamparina.
Depois foi limpado o fio metálico que foi usado no experimento, aquecendo o fio na chama da Lamparina após tê-lo mergulhado numa solução de acido clorídrico concentrado. Esse processo foi repetido varias vezes até o fio metálico, quando aquecido, não apresentou coloração à chama.
Foi mergulhado o fio metálico na solução da amostra em questão, e levado à chama, e foi observado a coloração da chama e anotado o resultado.
Após cada ensaio, o fio metálico foi limpado imergindo-se o mesmo em acido clorídrico concentrado, HCl concentrado, e aplicado na chama, até que não se observa-se a cor.
QUESTÕES
-Quais são os postulados do modelo de Bohr?
Em 1913, Niels Bohr desenvolveu um modelo que apresentava concordância quantitativa precisa com alguns dos dados eletroscópios.
O modelo atômico de Bohr foi descrito através de quatro postulados, citados a seguir:
1- Um elétron em um átomo se move em órbita circular ao redor do núcleo sob a influência da atração coulombiana entre o elétron e o núcleo, obedecendo às leis da mecânica clássica.
2- Em vez de infinitas órbitas, possíveis na mecânica