relatorio de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Este trabalho tem por objetivo mostrar a utilização do objeto de medidas micrômetro e fazer uma verificação do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV).
Em 7 de setembro de 1848, o parisiense JEAN LOUIS PALMER requereu o registro para um instrumento que permitia a leitura de 0,01 mm de uma maneira muito simples. Durante o decorrer dos anos, este instrumento foi sendo aperfeiçoado, possibilitando medições mais rigorosas e precisas do que o Paquímetro. Atualmente, esse instrumento é conhecido pelo nome de Micrômetro (na França, em homenagem ao nome de seu inventor, o Micrômetro é denominado de “PALMER“). É um instrumento de medição de medidas lineares utilizado quando a medição requer uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro e é fabricado com resolução entre 0,01 mm e 0,001mm. Seu princípio de medição baseia-se no sistema “porca-parafuso”, no qual, o parafuso avança ou retrocede na porca à medida em que o parafuso é girado em um sentido, ou noutro, em relação à porca. Se forem feitas “n” divisões iguais na "cabeça" do parafuso, ao provocarmos uma rotação menor que uma volta, portanto menor que o passo do parafuso, poderemos, baseados nas divisões feitas, saber qual a fração de uma volta que foi dada e portanto, medir comprimentos menores que o passo.
Um movimento uniformemente variado é aquele cuja aceleração é constante. Dada a aceleração podemos obter a variação de velocidade v-v0 entre os instantes t0 e t, mediante integração, ou graficamente.
Dada a velocidade em função do tempo, obtemos o deslocamento x-x0 do móvel entre os instantes t0 e t, graficamente (área de um retângulo + área de um triângulo), ou integrando
Habitualmente, o instante inicial t0 é tomado como zero, temos as fórmulas do movimento retilíneo uniformemente acelerado, as seguintes.
Explicitando o tempo t da segunda equação e substituindo na terceira, relacionamos a velocidade v com o deslocamento x-x0
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Instrumentos: