Hidreletrica
A hidroeletricidade utiliza a energia da água corrente para produzir energia elétrica. 20% de toda a energia elétrica gerada no mundo é decorrente de usinas hidrelétricas.
FUNCIONAMENTO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA
Componentes
(Caio, é pra fazer algo similar, mas não utilizar essa imagem abaixo)
Barragem
(Fonte: Projeto No Name) A água é retida em uma barragem, criando um grande reservatório que armazena energia potencial gravitacional.
Canal
Ao abrir as portas da barragem, a gravidade puxa a água através do duto e ocorre a conversão da energia potencial em cinética.
A água gera uma grande pressão ao passar por esses dutos e vai para as turbinas.
(Fonte: Inepar)
Turbinas
Quando a água entra em contato com as paletas das turbinas, estas começam a girar, dando origem a uma força eletromotriz induzida. O tipo mais comum de turbinas utilizadas em hidrelétricas é a Francis.
(Fonte: Economia Uol)
Gerador
(Fonte: Infoescola)
As turbinas são acopladas a um gerador. Quando a turbina gira, o excitador envia corrente elétrica para o rotor, que nada mais é do que uma série de grandes eletroímãs que giram dentro de uma mola de fios de cobre de alta pressão, chamada estator. O campo magnético criado entre a mola e os ímãs move os elétrons, produzindo corrente elétrica.
(Fonte: USP)
(Fonte: USP)
Adaptação
Como o fluxo das águas varia de acordo com a quantidade de chuva, a vazão dos rios tem de ser modificada de acordo com as estações do ano. Para projetar uma usina hidrelétrica, é preciso estudar a fundo o regime de um rio. Se uma hidrelétrica for projetada para trabalhar com uma vazão mínima, nas cheias ela irá inundar e desperdiçar muita água. Do contrário, suas turbinas ficariam paralisadas no período de seca.
Vantagens
O ciclo da matéria-prima (água) é praticamente inesgotável
Diferente de outros modos de geração de energia, a hidrelétrica não emite gases ou resíduos tóxicos
A usina hidrelétrica produz energia a um custo consideravelmente