Relatorio de lei de kirchhoff3

1142 palavras 5 páginas
Departamento ciências e tecnologia
CESP – Electrónica e Telecomunicações
2ºRELATÓRIO

DESCIPLINA
Técnicas de medidas

Alunos: Professor- Belarmino Tavares
Paulino Tavares Cardoso
Gerson Patrick Dias Pereira
Nuno Octaviano Cabral Fernandes
Andre Tavares
Claudio Varela
Edson Almeida
Data – 03 de Outubro de 2012

Título
Lei de KIRCHHOFF
Objectivos:
Comprovar experimentalmente, a validade da lei de Kirchhoff das tensões(KVL);
Montar um circuito e medir as quedas de tensão e as correntes significativas no mesmo,para verificar a KVL. Nota Introdutória As leis de Kirchhoff são assim chamadas em homenagem ao físico alemão Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887) e são baseadas no Princípio da Conservação de Energia e no Princípio de Quantidade de Carga.
As Leis de Kirchhoff regem a associação de componentes num circuito. Ao contrário da Lei de Ohm, cujo âmbito é a resistência, as Leis de Kirchhoff das tensões e das correntes estabelecem as regras às quais devem respeitar as associações de componentes. A aplicação conjunta das Leis de Kirchhoff e de Ohm permite obter um conjunto de equações cuja resolução conduz aos valores das correntes e das tensões aos terminais dos componentes.
Lei das Malhas (tensões):
A Lei das Malhas determina que, em qualquer instante, é nula a soma algébrica das tensões ao longo de qualquer malha.

Figura 1 – Esquema representativo da Lei das Malhas
De acordo com o sentido de referência das tensões representadas na figura anterior e circulando no sentido dos ponteiros do relógio, a lei das malhas permite obter a equação:

Note-se que se considerou o simétrico das tensões u2 e u4 uma vez que o seu sentido de referência representado é o oposto ao de circulação. Não é determinante escolher o sentido horário ou o anti-horário, pois as equações obtidas de uma ou outra forma são exactamente equivalentes.

Figura 2 – Malhas do circuito
O somatório

Relacionados