Relatorio de hidrostática
DEMONSTRAÇÃO DO PRINCIPIO DE PASCAL, PRINCIPIO DE ARQUIMEDES E DEFINIÇÃO DE TENSÃO SUPERFICIAL.
Feira de Santana – BA
2012
Lorena Silva Azevedo
DEMONSTRAÇÃO DO PRINCIPIO DE PASCAL, PRINCIPIO DE ARQUIMEDES E DEFINIÇÃO DE TENSÃO SUPERFICIAL.
Trabalho apresentado à disciplina Física geral e experimental II do curso de Engenharia Ambiental da FTC – Feira de Santana, sob orientação do professor Paulo Portela.
Feira de Santana
2012
1. Materiais: - Água - 02 Garrafas pet (uma inteira e uma cortada ao meio); - 01 Bocal de caneta; - Massa de modelar; - 01 Lâmina de barbear; - 01 Moeda; - 01 Caixa de fósforos; - Detergente.
2. Introdução:
Através do experimento realizado foi simulado o funcionamento de um submarino, o qual precisa das teorias do principio de Pascal, principio de Arquimedes e o de tensão superficial.
O princípio de funcionamento de um submarino está baseado na variação de seu peso.
Uma vez que a água é admitida, o submarino começa sua imersão, antes da imersão total, o empuxo varia continuamente igualando-se ao peso, o qual muda enquanto a água esta sendo admitida em seus tanques. Quando está totalmente submerso, o empuxo atuante sobre o submarino não é mais variável, já que o volume do submarino não varia.
Então, a admissão de água em seu interior permite o aumento de seu peso fazendo-o imergir (P > E) e a retirada de água de seus tanques através de bombas lhe permitirem emergir (P < E).
O submarino pode navegar Submerso quando o equilíbrio é alcançado, ou seja, o seu peso é igual ao empuxo (P = E). Quando isto acontece, as comportas de admissão de água são fechadas.
3. Procedimento Experimental:
1º passo: Demonstrar o princípio de pascal com a simulação de um submarino. Foi colocado um bocal de caneta com massa de modelar nas suas extremidades para equilibrar o “submarino”. Apertando a garrafa é