relatorio de hidrologia
Prof.Giusepina
Relatório
Perda de Carga Distribuída
Jundiaí 2013
OBJETIVO
O objetivo desta experiência é verificar a expressão hf = f (V) 2 , e também verificar que f (coeficiente da perda de carga distribuída) é função de Re(nº de Reynolds).
INTRODUÇÃO
A determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos para concreto consiste na relação entre o valor da massa (g) colocada na 1ª peneira, com a massa (g) que restou na última peneira usada.
Assim foi que meados do século 19 os engenheiros hidráulicos Remi P.G.Darcy (1803-1858) e Julius Weisbach (1806-1871), após inúmeras experiências estabeleceram uma das melhores equações empíricas para o cálculo da perda de carga distribuída ao longo das tubulações, porém foi só em 1946 que Rouse vem a chamá-la de "Darcy-Weisbach", porém este nome não se torna universal até perto de 1980. A equação de Darcy-Weisbach é também conhecida por fórmula Universal para cálculo da perda de carga distribuída. A parede dos dutos retilíneos causa uma perda de pressão distribuída ao longo do comprimento do tubo, fazendo com que a pressão total vá diminuindo gradativamente ao longo do comprimento.
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS • Manômetro;
• Cronômetro;
• Conjunto motor-bomba.
PROCEDIMENTO Inicialmente fechamos todas as válvulas da bancada e abrimos apenas uma para evitar que transbordasse, ligamos a bomba e abrimos totalmente a sua válvula. Assim, a vazão foi máxima. Dois pontos já estabelecidos na bancada se encontra instalado um manômetro para que seja possível medir a altura da coluna, que nos fornecerá perda de carga distribuída. Após, fechamos as válvulas do tanque e cronometramos o tempo que foi necessário para a água subir uma determinada altura, assim, descobrir uma valor para a vazão. Dessa maneira, realizamos a experiência no primeiro ponto adotado. Repetimos os processos varias vezes, abrindo cada válvula uma por uma e anotando