relatorio de fluidos
Equilíbrio Térmico e Calor Específico
Professor: Felipe Cunha Siman
Alunos: Isadora Stefani D. M. Prado
RA: 24578
Pedro H. Guimarães Gamarano
RA: 24877
Mateus Felipe Oliveira Almeida
RA: 24534
Victor de Castro
RA: 28209 ITABIRA/MG 2014
1 INTRODUÇÃO
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O equilíbrio térmico ocorre quando dois corpos que estão em diferentes temperaturas, atingem uma mesma temperatura. O corpo quente irá transferir calor para o corpo mais frio. Este processo de transferência de energia ocorre espontâneamente. Isto ocorre quando não há mais troca de calor entre o sistema e sua vizinhança. Como exemplo, existe a lei zero da termodinâmica que afirma que “ Se dois corpos A e B estão separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro corpo T, A e B estão em equilíbrio térmico entre si.”
A capacidade térmica determina a quantidade necessária fornecida de calor a um corpo para ocorrer variação de temperatura do corpo de prova e pode ser calculada a partir da seguinte fórmula : C = dθ/dT, ou calculando-se o inverso da tangente de θ. No procedimento, calculou-se que a tg obteve o valor de -0,0273 e a capacidade térmica foi de -36,630 o que implica que houve uma perda de calor, já que o sinal é negativo. Caso o sinal fosse positivo, haveria um ganho de calor.
Neste processo, encontra-se envolvidos o calor específico de cada material, a temperatura inicial da água, a temperatura de equilíbrio térmico do sistema e as massas de cada produto. A partir disto, desenvolveu-se uma fórmula onde é possível equacionar as trocas de calor.
Segue abaixo:
Ma.Ca.(T-To)= (Mcal.Ca+Mcp.Ccp).(Tc-To)
Onde:
Ma= massa de água no calorímetro (g);
Mc=massa equivalente em água do calorímetro (g);
Mcp= massa do corpo de