Relatorio de fisica
Experiência 2 : Paquímetro e micrômetro
Introdução:
O trabalho de um engenheiro requer grande precisão em suas ações durante a execução de um projeto, e tal precisão requer conhecimento do uso adequado de equipamentos que disponibilizará valores que serão empregados no projeto, evitando falhas. Sendo assim nesta prática foram realizadas medições utilizando os equipamentos paquímetro e micrômetro, com o intuito de aprendizado da utilização dos mesmos.
Objetivo:
Caracterizar escalas lineares e nônios. Empregar corretamente micrômetros e paquímetros. Paquímetro:
Instrumento de medição, que mede a distância entre dois lados de um objeto simetricamente opostos. A parte fixa do paquímetro apresenta, em geral, duas escalas, a superior em polegadas e a inferior em milímetros, estando os nônios correspondentes gravados na peça móvel.
Modo correto de utilização do instrumento: o Segurá-lo adequadamente – polegar no apoio específico existente na parte móvel, demais dedos envolvendo a parte fixa que contém as escalas – o paquímetro, assim como muitos instrumentos, foi projetado para um mundo só de destros;
o Selecionar a maneira correta de aplicá-lo à peça; para medir dimensões internas (orelhas), profundidade de orifícios (haste), ressaltos (extremidades anteriores das partes fixa e móvel), dimensões externas entre superfícies curvas (bico, parte fina, sempre na direção radial) e dimensões externas em geral (bico, parte larga), veja Figura 1.
Figura 1: Possibilidades de uso de um paquímetro.
Medição dos cilindros (oco e maciço) com paquímetro:
As dimensões do cilindro oco e maciço foram apresentadas na Tabela 1 e
Tabela 2 a seguir, assim como a massa e os valores calculados para a densidade (D) e volume (V) de ambos.
Cilindro oco
As dimensões do cilindro (Figura 2) foram medidas utilizando as formas corretas de uso do paquímetro anteriormente descritas, obtendo assim os valores para comprimento (L1),