Relatorio De Fisica
Introdução 1
Materiais e procedimentos 3
Procedimentos da Atividade Experimental 5
Resultados 6
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
Para a Atividade Experimental realizada no laboratório, precisamos dos seguintes conhecimentos: Energia Potencial Elástica e Trabalho.
Energia potencial de um corpo ou de um objeto é a capacidade de realizar trabalho, tomando como base sua posição em relação a outros corpos com quais ele faz interação. Sendo assim, podemos dizer que a energia potencial depende apenas da posição no espaço onde ela se encontra e das forças que sobre ela atuam.
A energia potencial elástica é a energia potencial de uma corda ou mola que contem elasticidade. Ao comprimir ou esticar uma mola, a energia armazenada no corpo é a energia potencial, também conhecida como energia de posição, que é um tipo de armazenamento de energia dos corpos em virtude do seu posicionamento, ou seja, o sistema ou o corpo podem possuir forças interiores capazes de modificar suas posições relativas e suas diferentes partes para chegar ao objetivo (que é realizar trabalho). Então, existe um armazenamento de energia que ocorre na interação entre a mola e o bloco.
Figura 1: diferentes posições que podem atingir a deformação da mola.
Muitos materiais elásticos apresentam deformação diretamente proporcional a uma força elástica, resistente ao alongamento produzido. Se temos uma mola que possui uma constante K e quando comprimida por uma força F, ela se desloca em relação à posição de equilíbrio da mola, podemos concluir que a intensidade da força F é dada por: F = -k.x (Lei de Hooke)
O trabalho realizado de forma externa (força externa que aparece na figura), para vencer a resistência da mola, é igual à energia que o próprio trabalho transfere para a mola, ficando armazenada como energia elástica.
Como a força elástica é uma força variável, seu trabalho é calculado através da área do seu gráfico, cuja a Lei de Hooke diz ser:
Como a área do triângulo é dada por: