relatorio de fisica
Componentes:
Ricardo da Silva Hernandes Matrícula:20141100127
Matheus Salvatore dos Santos Lozzi Matrícula:????????
Rodolfo Matrícula:????????
Data do experimento:19/09/2014
Data de entrega: 26/09/2014
Objetivos:
Este experimento tem como objetivo investigar o movimento descrito pelo corpo insento de aceleração através de medidas de tempo. Fornecendo-se situações que o possibilite analisar e construir os conceitos relacionados aos tipos de movimentos, Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U).
Material Necessário:
Cronômetro;
Pião;
Rampa de metal;
Régua;
Introdução Teórica:
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME:
Denomina-se Movimento Retilíneo quando a trajetória é uma linha reta, e Movimento Uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais.
Dessa forma podemos concluir que Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) é definido como aquele que possui velocidade instantânea constante. Decorre, imediatamente, da definição que a velocidade escalar média é também constante, para qualquer intervalo de tempo, e seu valor coincide com o da velocidade escalar instantânea. Isso é o mesmo que dizer que o móvel percorre uma trajetória retilínea e apresenta velocidade escalar constante.
Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
Obs: A velocidade instantânea refere-se a um determinado intervalo de tempo “t” considerado, definida matematicamente por; V=limΔt->0=Δs/Δt.
Inicialmente consideramos que