relatorio de fisica
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABOLATÓRIO DE FÍSICA MODERNA
Lei de Malus
06182-18
Prof. Welberth S. Ferreira
16/ 12/ 2010
1. TÍTULO: LEI DE MALUS
2. OBJETIVO
Verificar a lei de Malus.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Consideremos inicialmente a luz produzida no Sol. Devido ao fato das fontes de ondas terem um grande número de irradiadores de ondas, bem como de causalidades nos processos de emissão, as ondas são formadas por diversos planos de polarização espalhados em todos os ângulos possíveis. Estas ondas são chamadas de ondas naturais ou não-polarizadas. Em contrapartida, dizemos que uma onda está polarizada quando oscila num só plano de vibração, chamado plano de polarização da onda. A figura 1 ilustrada abaixo mostra o exemplo do sol, luz natural não polarizada, e da luz polarizada, através do polarizador.
Ondas não-polarizadas
Figura 1
Existem na natureza processos que permitem separar determinados planos de vibração do feixe de ondas não polarizadas. Isto é conseguido com um dispositivo denominado polarizador, que só deixa passar as componentes paralelas ao seu eixo ótico dos planos de vibração das ondas incidentes. Uma grande variedade de polarizadores ópticos são construídos e vendidos comercialmente, a figura 2, nos exemplifica alguns deles:
Exemplos de Polarizadores
Figura 2: exemplos de polarizadores
Neste contexto da polarização, é inevitável não notar que o polarizador como instrumento óptico capaz de polarizar a luz em uma dada direção pré-definida, é de grande importância. Todo polarizador é caracterizado por um eixo de polarização. Este eixo representa a direção da componente do campo elétrico que será transmitida.
Há Vários tipos de polarizadores:
– De Absorção: absorve a componente dos campos em uma dada direção
–