Relatorio de farmacognosia microtécnica
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................4 2. OBJETIVO....................................................................................................4 3. PARTE EXPERIMENTAL.............................................................................4 a. Materiais, equipamentos e vidraria .........................................4 b. Substâncias e soluções ..........................................................5 c. Procedimentos realizados .......................................................5 4. RESULTADOS.............................................................................................6 5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS..............................................................7 6. CONCLUSÃO...............................................................................................8 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................8
PREPARO DE MATERIAL VEGETAL PARA O ESTUDO MICROSCÓPICO POR MÉTODO DE COLORAÇÃO A FRESCO
1. INTRODUÇÃO
A microtécnica vegetal é denominada por conjuntos de técnicas utilizadas no preparo de lâminas para observação, em microscópio, das estruturas celulares bem como os cortes para melhor visualização. Para se ter melhor resultado, é necessário ao observador algum conhecimento básico sobre a anatomia vegetal.
O material a ser observado ao microscópio deve ser fino e transparente, de modo a permitir a passagem de luz. Pode ser preparado a fresco, indicado para estruturas delicadas ou muito hidratado e para testes histoquímicos; ou pode ser fixado, o que detém os processos vitais de autólise.
Há vários procedimentos de cortes do material vegetal, dentre eles pode-se citar o corte à mão livre sendo uma técnica simples e rápida, que requer certa habilidade manual para obtenção de cortes finos.
2. OBJETIVO
Observar a anatomia foliar