Relatorio de estágio
O objetivo do estágio na área da Psicologia Social é conhecer e aprender sobre a atuação da(o) psicóloga(o) no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que é embasada em aspectos da dimensão ético-política da Assistência Social, na relação da Psicologia com a Assistência Social e na gestão do trabalho no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). E a entidade de Pitangui ofereceu todas as condições necessárias para que o estágio fosse realizado.
A Psicologia Social valoriza a construção de práticas comprometidas com a transformação social em direção a uma ética voltada para a emancipação humana (CFP, 2005), isto é, trata-se de uma área da psicologia cuja principal finalidade é criar condições para que as famílias acolhidas no CRAS, por exemplo, sejam protagonistas dos seus desenvolvimentos e trabalhá-las no sentido de prevenir situações de violações de direitos e perca dos laços familiares e comunitários.
Com base nestes conceitos, segue-se o relatório sobre o exercício do estágio que teve seu objetivo alcançado. Destacando o que se foi observado na atuação do profissional da área de psicologia, assim como os projetos e atividades desenvolvidos pelo mesmo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Identificação do Campo de Estágio
Nome: Centro de Referência da Assistência Social – CRAS
Endereço: Avenida Antero Rocha, 38
Bairro: Gameleira
Cidade: Pitangui
CEP: 35650-000
Telefone: (37)3271-4298
E-mail: cras.pitangui@yahoo.com.br
Estágio
Área onde foi realizado o estágio: Psicologia Social
Data de início e término: 05/01/2010 a 27/01/2010
Duração em horas: 60hs
Nome do supervisor de campo: Gislaine de Castro Garcia CRP: 04/25197
Apresentação da empresa
O CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social. Este executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços sócio-assistenciais locais da Política da Assistência Social, constituindo-se a