Relatorio de estágio
No sentido de responder a uma população com necessidades especiais a nível físico, auxiliando a recuperação de pacientes com diversas lesões, a nível da coluna vertebral e tecido muscular. Desenvolve-se em Portugal, durante o século XX o uso da fisioterapia aplicando tratamentos de electroterapia, hidroterapia, reeducação postural, exercícios físicos, terapias manipulativas entre outras. Nessa sequência e para dar resposta a uma população cada vez mais envelhecida e consequentemente com maiores incapacidades de funções, surgem com grande importância as clínicas de fisioterapias, centros de recuperação.
O presente trabalho surge no seguimento de 200 horas de estágio efectuado em 2 clínicas de fisioterapia na zona de Almada.
Este relatório é composto pela caracterização das 2 entidades acolhedoras e da sua actividade principal. Segue-se as expectativas iniciais do estágio. É também abordado a forma de integração nas clínicas acolhedora. Todas as actividades que foram efectuadas e desenvolvidas. Referido ainda a transferência dos conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação para a sua aplicação na prática. Por último a descrição de todas as competências adquiridas ao longo de todo o estágio.
Perspectivas de estágio
Um estágio deverá representar a abertura de portas ao conhecimento prático de qualquer curso. No seguimento á aquisição da teórica, a oportunidade de aplicar esta, na prática, revela-se de extrema necessidade a todos os formandos que pretendam vir a ser futuramente bons profissionais. Na área da saúde, essa importância é reforçada devido á necessidade de desenvolver o saber prático, para lidar com cada paciente ou cliente. Inicialmente as minhas perspectivas eram grandes.Não só adquirir prática mas também aprender novas técnicas e diferentes maneiras de trabalhar. Durante o estágio que efectuei nas 2 clínicas, tive a oportunidade de constatar que alguns tratamentos podem ser aplicados de maneiras um pouco diferentes sem