relatorio de estagio
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FT
CURSO DE EXPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CET0311-Fundamentos Teóricos e Práticos do Tratamento de Esgotos Sanitários
Profs. Renato Rocceto / Maria Aparecida Carvalho de Medeiros
Aluno: José Otávio Ribeiro
QUESTIONÁRIO
TRABALHO SOBRE ESGOTOS
1. Faça uma descrição sucinta de um RAFA – Reator anaeróbio de fluxo ascendente.
Reator UASB – Reator anaeróbio de fluxo ascendente (RAFA).
Os reatores anaeróbios de manta de lodo são também frequentemente denominados de
Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente (RAFA ou UASB).
O custo de implantação varia entre US$ 20 a US$ 40 por habitante e gera uma quantidade de lodo a ser tratado anualmente entre 0,07 a 0,1 m3/habitante, segundo Von Sperling (1996).
Eles é um tanque de fibra com medidas e formato específico, totalmente fechado, onde é lançado o esgoto doméstico. É um método econômico e muito eficiente que trabalha com bactérias anaeróbias (que não precisam de oxigênio para sobreviver), o que faz com que não seja necessário nenhum sistema de ventilação. O fluxo hidráulico funciona por gravidade, sem uso de bombas.
Como funciona o Reator UASB –
É um reator anaeróbico de fluxo ascendente. O fluxo entra no reator através de tubo na parte superior e são direcionados para o fundo do tanque. No perímetro do tanque existe uma calha coletora para coletar o efluente já tratado com ondulações (onde é lançada a matéria orgânica com DBO reduzido). Essa matéria ainda precisa de pós-tratamento. Existem bactérias anaeróbicas que vivem nesse tanque e promovem as reações necessárias para tratar o lodo orgânico. Para dar início ao tratamento é preciso colocar uma quantidade inicial de bactérias (promover um START no sistema). Essa quantidade inicial de matéria orgânica com as bactérias pode ser proveniente de outra fossa já em funcionamento.
Em síntese, o