relatorio de estagio
Com o passar do tempo ocorreram muitas mudanças nos ciclos educacionais, o que proporcionou uma reelaboração nos conceitos escolares e novos estudos sobre a e importância da alfabetização, enfatizando as reais necessidades sócias. Desta forma novas ideias foram consideradas e sugiram novos métodos educacionais de alfabetização. É comum pensar que acriança esta alfabetizada quando ela sabe ler e escrever. Apesar de ser uma etapa muito importante da alfabetização é apenas a fase inicial. Dominar as regras gramaticais não garante a criança habilidades suficiente para saber interpretar, diferenciar, compreender, e elaborar um texto. Muitas pessoas leem e escrevem, porém, não conseguem dar sentido naquilo que escrevem. É preciso ir além, o desenvolvimento da capacidade discursiva amplia a capacidade de elaboração e compreensão de vários gêneros textuais além da capacidade de entender e solucionar problemas, de forma a tornar o sujeito autônomo e consciente.
Estar alfabetizado é um desafio constante a cada dia, onde temos que nos renovar e nos aprimorar a cada instante, é poder compreender o código da escrita que utilizamos diariamente e respeitar as regras que a ela pertence. Podemos ir além de um código escrito como, por exemplo, “ler nas entrelinhas”, ou seja, saber interpretar o que o texto nos passa e compreender a linguagem como parte da nossa comunicação.
O uso da escrita e da leitura também faz parte em estar alfabetizado, pois a prática e a curiosidade nos fazem aprimorar muito mais a compreensão do código escrito, a nos ajuda a relacionar-se socialmente, a escrever uma carta, ter compreensão de ler um jornal ou até mesmo um livro. Estar alfabetizado também é poder acessar as informações do mundo, como por exemplo, a cultura de imagens, sons, histórias e meios eletrônicos, das mesmas podem utilizar o nosso senso crítico, para a nossa relação em um meio social.
A alfabetização é um processo continuo que tem inicio na educação