Relatorio de estagio
No período de 23 de Setembro a 12 de Novembro de 2010, atuei como estagiaria na EEEFM “Professor Claudionor Ribeiro”. Foi um período de muito aprendizado para meu currículo profissional e pessoal.
A grande maioria dos alunos desta escola são crianças e adolescentes e até mesmo jovens assistidos pela justiça, onde gera um pouco de medo e insegurança em trabalhar nesta instituição.
Pude constatar que na instituição mencionada os professores são na grande maioria Efetivos e alguns poucos são por Designação Temporária, o que dá uma segurança maior aos estudantes em poder criar um vínculo maior com seus professores.
A referida escola neste ano de 2010 está sofrendo uma intervenção da Secretaria de Educação do Estado, devido a algumas irregularidades denunciadas pela comunidade local e pelos alunos.
Com esta intervenção, a escola está um pouco fora do ritmo normal, os professores e pedagogos, coordenadores e funcionários em geral estão meio que desorientados, pois a cada hora vem uma ordem diferente.
Notei que alguns professores estão desmotivados a trabalhar nesta instituição, falando até mesmo em pedir transferência para outra escola.
Na gestão passada, houve muitos equívocos e muita conivência com coisas erradas que os alunos estavam fazendo e com isso, estes mesmo alunos acabaram perdendo o respeito por estes profissionais, onde hoje em dia, passam a desafiá-lo de todas as formas.
A escola está muito desorganizada, não tem materiais de apoio para os professores, principalmente na área de inglês. A professora não conta com livros didáticos. Ela usa um livro de sua propriedade.
Devido a falta de estrutura familiar, os alunos só vão à escola por obrigação e na sala de aula, tratam os professores como se estivessem fazendo um favor em estar dentro da sala de aula. Alguns alunos desafiam os professores com palavras de baixo nível.
Os professores fazem seus planos de aula, mas para exultá-los por completo é uma tremenda dificuldade, pois os alunos não