Genética
A estaquia, ou "multiplicação por estacas", é um meio de reprodução assexuada (propagação vegetativa), muito utilizada nas produções de mudas de plantas, principalmente as ornamentais e frutíferas.
O método consiste no plantio de um ramo ou folha da planta, desenvolvendo-se uma nova planta a partir do enraizamento das mesmas.
Mas não são todas as plantas que podem ser reproduzidas por estaquia. Cada espécie de planta possui um método diferente mais adequado para sua multiplicação. Algumas espécies muito difíceis de multiplicar por estaquia podem ser reproduzidas facilmente por outro método como a alporquia.
As grandes vantagens de multiplicarmos as plantas por estaquia são a facilidade de fazê-la, e a possibilidade de propagarmos as melhores plantas, conservando as características da mesma e atualmente, técnicas como a enxertia e diversas técnicas de cultura de tecido têm importante uso no melhoramento genético de plantas, na obtenção de plantas livres de patógenos e na obtenção de plantas uniformes em curto prazo.
2 OBJETIVO
Demonstrar o uso do fitohormônio enraizador Ácido Indolbutírico em relação ao extrato produzido através do processamento da planta daninha Tiririca juntamente com seu tubérculo (rizoma), que ajudam a indução da formação de raízes na propagação de plantas por estaquia.
3 ÁCIDO INDOLBUTÍRICO (AIB)
Para favorecer o enraizamento de estacas, as auxinas são os reguladores vegetais mais utilizados, sendo o ácido Indolbutírico (AIB) a principal auxina sintética empregada. Contudo, apresenta resultados variáveis, conforme a espécie ou cultivar utilizada, tipo de estaca, época do ano, concentração, entre outras (Fachinello et al., 1995).
No experimento realizado foi utilizado o talco enraizador constituído do AIB (3.000 ppm) juntamente com Tiamina (1.000 ppm), Enxofre (20%) e Excipiente q.s.p Esteatita (20gr).
Foram feitas cinco estacas utilizando o talco enraizador e cinco estacas de controle, sem o talco enraizador.